Formalizada e feliz, Dulce Costa garante que a força vem dos filhos

Conheça a história inspiradora dessa empreendedora que cresceu trabalhando e, hoje, é dona de uma empresa de panfletagem na cidade de Santa Inês. 



Todos os anos, o Sebrae faz questão de lembrar de uma das datas mais importantes do ano: o Dia das Mães. Em todo o estado, os nossos profissionais saíram em busca de mães que reforçam a força, a luta, o amor e a garra gigante que as mães empreendedoras possuem.

Em Santa Inês, nos deparamos com a história inspiradora da Dulcicléia Costa, a Dulce, como é carinhosamente chamada pelos mais próximos. Uma dos dez filhos da dona Joaquina Barbosa e do Raimundo Barbosa, Dulce, além de filha, é irmã, tia, e mãe solo de Clarice, 8 anos, e Joaquim, de 5 anos. 

Esta mulher inspiradora de 40 anos começou a trabalhar com 13 anos, pois queria ter as suas próprias coisas sem colocar sob a sua mãe essa responsabilidade. “Eu sempre fui uma pessoa proativa, então vi que precisava trabalhar para comprar algumas coisas para mim, não via isso como uma obrigação da minha mãe. Então, comecei a trabalhar em casa de família, como babá e, também, queria trabalhar no comércio. Eu queria falar com pessoas, lidar com pessoas o dia inteiro, eu gosto disso”, confessa.

A rotina da Dulce é se desdobrar entre casa, filhos e trabalho. “A minha rotina é bastante corrida, mas eu gosto de acompanhar meus filhos de perto, graças a Deus, o meu trabalho me permite fazer isso. Os nossos filhos são as nossas inspirações diárias, o amor deles nos nutre, nos deixa mais forte”, afirma a empresária.  

Dulce conta que o início como empreendedora, surgiu após o nascimento dos filhos. “Eu trabalhei boa parte da minha vida no comércio, mas quando me tornei mãe não dava mais para conciliar, devido ao horário. Tinha muitas tarefas para fazer. Então, comecei a ser empreendedora mesmo, ser autônoma, ser a dona da “Dulce Divulga”. 

Depois de tudo acertado da rotina de casa e dos filhos, Dulce pega seus panfletos e percorre as ruas da cidade. “Eu sinto muito prazer no meu trabalho, é uma satisfação encontrar pessoas conhecidas, fazer novas amizades. Ganho não apenas financeiramente, mas fazendo muitos amigos”, conclui Dulce.


Contato com o Sebrae

Dulce lembra como teve seu primeiro contato com o Sebrae e ressalta que o seu trabalho ganhou uma nova perspectiva após esse encontro. “Conheci o Sebrae em 2016, por meio do meu trabalho, e fui chamada para prospectar o curso Empretec. A partir daí, comecei a me aprofundar em conhecer o que era o Sebrae e foi amor à primeira vista. Eu já fiz vários cursos, mas o Empretec, ele simplesmente foi um “divisor de águas” mesmo na minha vida, me abrindo novos horizontes. Eu nasci empreendedora, mas o seminário Empretec me deu uma nova perspectiva. É um conhecimento que eu adquiri e estou levando pela minha vida toda”, afirma Dulce.

Dulce destaca a importância de o empreendedor buscar a ajuda do Sebrae para melhorar o seu negócio. “O Sebrae é simplesmente importantíssimo na vida do empreendedor, pois nos ajuda a crescer e a expandir nossos negócios. Através do Sebrae, melhorei a minha vida”, garante.

Por meio do Sebrae, Dulce formalizou o seu negócio e, hoje, é uma microempreendedora individual (MEI). “Isso só alavancou ainda mais as minhas vendas. Ser MEI me abriu novas portas, novas possibilidades, novas conquistas. Eu presto serviço para toda a Santa Inês, com minha panfletagem e divulgação. Sou grata ao Sebrae por todo conhecimento que adquiri e, agora, pela formalização da minha empresa”, comemora ela. 

Quando questionada sobre qual mensagem ela deixaria para as mães, ela foi categórica. “Sejam fortes, sejam determinadas, não desistam, apesar dos obstáculos, das dificuldades e dores e tenham fé! Com muita fé e com muito trabalho vocês irão vencer, irão conseguir alcançar seus objetivos. Então, mãe, não desista, realize seus sonhos! E vá se capacitar lá no Sebrae. Busque conhecimento, porque só através dele você vai crescer”. 

Depois desse relato, o que dizer dessas mães empreendedoras espalhadas por todo o Maranhão? Sensíveis? Determinadas? Fortes? Humanas? Sim, essas são as mães empreendedoras que o Sebrae apoia.

“O Sebrae tem a alegria de saber que contribuiu, contribui e continuará contribuindo para que mulheres como Dulce que, não desistem do seu negócio, não desistem dos seus filhos, não desistem do seu futuro. Mães empreendedoras, o Sebrae as parabeniza por essa data. O Sebrae acredita em vocês”, reforça o gerente regional do Sebrae em Santa Inês, Maurício Leite.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Clara – Assistente virtual da Equatorial Maranhão recebe atualização e está mais moderna e funcional

Capacitismo num hotel em Salvador-BA

Vale do Pindaré no 6° Congresso Nacional da UNEGRO