Sebrae realiza Fórum Regional de Secretários de Educação em Santa Inês

O objetivo do evento é oportunizar o desenvolvimento do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae nos municípios do Vale do Pindaré, Baixada Ocidental, Alto Turi e Gurupi

O Sebrae Maranhão realizou nesta terça-feira, 28, no auditório de sua regional em Santa Inês, o Fórum de Secretários de Educação de Santa Inês que trouxe como tema "Ações de Educação Empreendedora e Implantação da Lei de Empreendedorismo”. O evento reuniu secretários e profissionais da área de Educação de municípios do Vale do Pindaré, Baixada Ocidental Maranhense, Alto Turi e Gurupi, que integram a área de abrangência da regional do Sebrae.

Marcaram presença ao evento de troca de conhecimentos e novas aprendizagens, representantes dos  municípios de Araguanã, Centro do Guilherme, Governador Nunes Freire, Maranhãozinho, Nova Olinda do Maranhão, Pindaré Mirim, Presidente Médici, Santa Luzia do Paruá, Santa Inês, Tufilândia, Santa Luzia, Viana, Vitória do Mearim e Zé Doca.  

O objetivo do Fórum foi apresentar o Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae aos participantes, buscando o engajamento e a aplicação nos municípios da regional Santa Inês. para tanto, a programação esteve voltada para palestras sobre o Processo de Implantação do Programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e os processos e importância da implantação da Lei de Empreendedorismo.

Na oportunidade, o secretário de Educação de Santa Inês, Júlio Cezar Nascimento da Silva,   parabenizou o Sebrae pela iniciativa. “O Sebrae está de parabéns por realizar o Fórum Regional de Secretários de Educação. Esse projeto é maravilhoso, no sentido de que estamos criando uma política pública voltada para os nossos alunos, fazendo com que eles se tornem empreendedores, e, também, tenham educação financeira que é muito necessária para a nossa formação”, afirma o secretário.   

O gerente regional do Sebrae em Santa Inês, Maurício Lima, destacou a importância do evento. “Consideramos esse evento importante porque o Sebrae vai mostrar as ações voltadas para a educação empreendedora que podem ser efetivadas com os municípios. Focamos em soluções, como o JEEP - Jovens Empreendedores Primeiros Passos, que é um programa de grande procura aqui no nosso território”.



Programa de Educação Empreendedora do Sebrae

O Programa de Educação Empreendedora do Sebrae propõe a inclusão, na grade curricular, de atividades e disciplinas que visam desenvolver as habilidades empreendedoras dos alunos. “As instituições de ensino da rede municipal incluem em seus currículos conteúdos e atividades relativas ao tema no projeto pedagógico e no plano escolar para a realização de práticas empreendedoras no processo de ensino aprendizagem”, destaca a gerente de Cultura Empreendedora do Sebrae Maranhão, Hildenê Maia que apresentou as palestras referentes à temática do Fórum de Secretários de Educação de Santa Inês. 

“A proposta do Sebrae é apresentar aos secretários as nossas soluções em educação empreendedora que capacitam tanto os professores quantos os alunos, levando o empreendedorismo para dentro das escolas. Além disso, apresentamos a proposta da Lei de Empreendedorismo para compor a grade curricular de toda rede municipal de ensino, atendendo, principalmente, a exigência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC)”, colocou ela, ressaltando o empenho do Sebrae pela valorização do empreendedorismo nas escolas. 

“Acreditamos que, por meio da educação, mudamos e transformamos realidades. A ideia é levar os estudantes a aprender fazendo e, assim, colaborar com o desenvolvimento da educação. Nós apoiamos ações que desenvolvam o protagonismo e o empreendedorismo dos alunos e , por isso, a nossa proposta é expandir para todo o Maranhão a Lei de Empreendedorismo”, salientou a gerente de Cultura Empreendedora do Sebrae Maranhão. . 


O Programa JEEP 

Durante o evento, os secretários municipais tiveram conhecimento sobre o Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEEP),  programa visa fomentar o empreendedorismo, apresentar práticas de aprendizagem que estimulem a autonomia dos estudantes, bem como o desenvolvimento de atributos e atitudes importantes para a gerência da própria vida, tanto no pessoal, quanto no profissional e no social. 

Dentro do JEPP, os professores são responsáveis por levar os conteúdos sobre empreendedorismo aos alunos nas salas de aula. Para tanto, eles são capacitados pelo Sebrae por meio de material didático específico. 

Para o secretário de Educação de Santa Luzia, o JEEP é um diferencial no ensino municipal. “Santa Luzia já desenvolve as soluções do JEEP há mais de dois anos e tem sido muito positivo para nossa rede municipal de ensino. O programa desperta em nossos alunos e professores, a capacidade e o espírito empreendedor, fazendo com que eles tenham um novo meio de atuação ", afirma o secretário Antônio da silva.

Recentemente, a grade do programa foi atualizada com novos temas de ensino, aos quais destacamos: descobertas empreendedoras no jardim sensorial, brinquedos ecológicos, produções culturais criativas, soluções sustentáveis, tecnologias digitais e soluções empreendedoras, dentre outros. Ao longo de 18 anos de atuação, 27 estados já participaram do programa e pelo menos dois milhões de pessoas já foram atendidas.


Cidade Empreendedora

Ainda durante o evento, o gerente regional do Sebrae em Santa Inês, Maurício Lima, apresentou o programa Cidade Empreendedora aos secretários. "O programa é um diferencial na gestão municipal, priorizando a transformação local de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. Isso significa que os municípios que aderirem ao Cidade Empreendedora, que entra em sua terceira fase em 2023, irão contar com o apoio de consultorias o Sebrae para transformar situações atuais em ambientes de negócios. Nós apoiamos a elaboração do Plano de desenvolvimento econômico do município com soluções que consideram a vocação de cada território”, ressaltou. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Clara – Assistente virtual da Equatorial Maranhão recebe atualização e está mais moderna e funcional

Capacitismo num hotel em Salvador-BA

Vale do Pindaré no 6° Congresso Nacional da UNEGRO