Santa Inês e Zé Doca participam da semifinal do Desafio Liga Jovem

 


A competição de inovação, idealizada pelo Sebrae em parceria com o Instituto Ideias de Futuro, acontece esta semana, em São Paulo


 

Duas equipes de estudantes de Santa Inês e Zé Doca, foram selecionadas para participar da última etapa do Desafio Liga Jovem que começa hoje e acontece durante toda esta semana, em São Paulo. O Desafio Liga Jovem é uma competição de estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio de todo o Brasil. 

O desafio desses estudantes consiste em resolver um problema das suas escolas e/ou das comunidades, por meio de uma solução transformadora, usando algum tipo de tecnologia, como aplicativo, jogo eletrônico, redes sociais, site, plataforma ou outras tecnologias.

Em Santa Inês, a equipe selecionada foi a Medellin, do Centro de Ensino Integral Poeta Antônio José, que é composta pelos alunos  Caueh Pereira Fernandes dos Santos, José Henrique Pontes Duarte, Ellen Araújo de Lima, Eduarda Barbosa dos Santos e Wasley Artimã Pereira.



O professor Andreson de Carvalho Alves, orientador da equipe Medellin, explica como o Desafio Liga Jovem contribui para o desenvolvimento de habilidades dos estudantes: “Esse projeto veio com a proposta inovadora, onde os alunos vão poder colocar em prática, o projeto de vida deles. O Desafio faz com que os alunos coloquem em prática ideias de inovação, por meio do trabalho em equipe. Eles levantaram a problemática dentro da escola, fizeram entrevistas com professores e com a coordenação. Enfim, eles foram elencando esses problemas que a gente tem aqui dentro da escola. Todo esse trabalho de pesquisa traz benefícios que são ótimos para que eles consigam desenvolver novas habilidades”, enfatiza o professor. 

Para José Henrique, estudante do segundo ano e membro da equipe Medellin, participar do desafio é muito gratificante. “É muito gratificante saber que a gente passou para essa etapa em São Paulo. De início, essa ideia parecia muito distante, mas a gente nunca desistiu, sempre acreditamos, e com o esforço de todos da equipe, conseguimos levar a nossa ideia a nível nacional. Eu espero ter um ótimo resultado na fase nacional e que a gente consiga levar a nossa ideia mais longe ainda, para a etapa final do evento, na Espanha”, frisa José Henrique.

A Equipe Pantera Negra, do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA), em Zé Doca, é formada pelos estudantes:  Lara Vitória do Vale Nunes, Hanry Castro Alves, Maria Luiza Barbosa Pinheiro, Hillary Gheovana da Silva Cavalcante e Luiz Fernando Diniz dos Santos. 

A professora orientadora da equipe, Darleila Damasceno Costa, ressalta a importância da competição para a formação dos estudantes: “ Nossos alunos são movidos a desafios. Então vimos no Liga Jovem, a oportunidade deles mostrarem suas capacidades. A classificação tem nos motivado a mergulhar em novos conhecimentos, e isso, para a formação deles, com certeza, vai trazer uma maturidade muito grande. Para a nossa escola, é um motivo de orgulho e uma sensação de estar no caminho certo.  Os conhecimentos adquiridos refletem na aprendizagem porque mostram que a educação é a porta para desbravar o mundo”, afirma Darleia Damasceno.

Lara Vitória, estudante do IEMA de Zé Doca explica o que o Desafio Liga Jovem representa para a equipe. “Vimos no Desafio Liga Jovem a perfeita oportunidade de solucionar um problema que presenciamos em nossa escola diariamente: a falta da comunicação eficaz. Falo não só por mim, mas por todos os meus colegas. Participar deste Desafio está sendo uma experiência ímpar. É uma verdadeira montanha russa de emoções que tem valido muito a pena desde o princípio. Através dele temos aprendido muito mais sobre o trabalho em equipe e, principalmente, sobre o desenvolvimento tecnológico que estamos tendo contato agora”, afirma Lara Vitória.

Os aplicativos 

O aplicativo desenvolvido pelos alunos da equipe Medellin foi pensado para sanar dificuldades enfrentadas pelos alunos e pelo corpo docente da escola. “Por meio do aplicativo que desenvolvemos a gente pode resolver os problemas encontrados na nossa escola de forma tecnológica, com economia de tempo e trabalho. Dentre os problemas, destaco a frequência diária e correção de avaliações enfrentados pelos nossos professores, a informação sobre quantidade de alunos para a produção da nossa alimentação, que é um problema que as merendeiras da nossa escola enfrentam. E para nós, alunos, o problema é a falta de livros na nossa biblioteca”, conclui José Henrique.

A equipe Pantera criou um aplicativo que visa unificar todas as informações sobre o ambiente e rotina escolar: “ O SIC, Sistema Institucional de Comunicação, é um aplicativo que funciona como uma rede de comunicação entre alunos, professores e a gestão da escola. As principais vantagens são a comunicação rápida, de fácil acesso e com foco na transparência de informações. Dentre as suas funcionalidades destacamos: Abas para a disponibilização de todos os materiais didáticos da escola, o agendamento de recursos pedagógicos, o portal da transparência escolar, o cardápio e ordem de chamada para as refeições, alunos que são destaque, informação do núcleo de pesquisa em olimpíadas e mural de aviso”, destaca Maria Luiza Barbosa, membro da equipe Pantera Negra.


Semifinal e Final

O Maranhão está sendo representado por 12 equipes na Etapa Semifinal e Final que acontece durante toda esta semana, em São Paulo. Nesta fase da competição, estarão presentes ao todo, os 100 melhores grupos de todo o país.

Na oportunidade, os alunos irão apresentar suas propostas para jurados, que avaliarão a possibilidade de as equipes avançarem no Desafio, conseguindo a tão sonhada viagem para Madrid, na Espanha, onde somente 6 grupos serão selecionados. 

O gerente da regional do Sebrae em Santa Inês, Maurício Lima, destaca a relevância dessa conquista para toda a região, sendo inspiração para outros estudantes. “Estamos com duas equipes selecionadas para o certame do Desafio Liga Jovem. Isso nos mostra a força do empreendedorismo dos jovens em nossa região, que pensam em modelos de desenvolvimento nas suas comunidades, aproximando o conhecimento das escolas, da inovação e das realidades sociais. O Sebrae de Santa Inês sente-se  muito orgulhoso dessas duas equipes e temos plena convicção que, independente do resultado final, nossos alunos já são verdadeiros vencedores!”, garante Maurício Leite.

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