Câmara de Santa Inês oficializa instalação da Procuradoria Especial da Mulher


Em Sessão Solene realizada na tarde desta quarta-feira (22/09), a Câmara de Vereadores de Santa Inês oficializou a instalação da Procuradoria Especial da Mulher na Casa Legislativa. A solenidade foi aberta pelo presidente Josino Catarino, que em seguida chamou os vereadores Manoel Patrício e Aldoniro Muniz para comporem a mesa inicial dos trabalhos.

Em seguida, o presidente convocou as vereadoras Eliane Lira e Danira Rios, titulares da Procuradoria da Mulher, para presidirem a sessão solene. Foram convidados a compor a Mesa o prefeito de Santa Inês, Felipe dos Pneus e sua esposa Paula Prata; o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto; a procuradora da Mulher na ALMA, deputada Daniella Tema. Chamada também a presidente da Subseção da OAB em Santa Inês, advogada Karine Sarmento.

A passagem bíblica foi lida pela Vereadora Aderlane Tavares. Em seguida, aconteceu a execução do Hino Nacional. Abrindo as falas, a procuradora da Casa da Mulher Brasileira no Maranhão, Susan Lucena, fez uso da palavra para destacar a implantação da Procuradoria da Mulher como importante instrumento de defesa dos direitos das mulheres em Santa Inês.

Em seguida, usaram da palavra a representante da Defensoria Pública de Santa Inês, Cláudia Isabele; a vereadora de Bom Jardim, Elivânia Alcântara; Naiara Azevedo, assistente social do Cras de Santa Inês; comandante da Patrulha Maria da Penha no 7º BPM. Todos foram unânimes em destacar o papel importante que será desempenhado pela Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Santa Inês.

Na sequencia, os vereadores de Santa Inês fizeram uso da tribuna para destacar o momento e ressaltar a importância da proposta de atuação da Procuradoria da Mulher no Município. Convidado a usar a tribuna o Vereador/Presidente da Câmara de Pindaré, Antonio Martins Lopes, ressaltou que levará o projeto de implantação da Procuradoria para seu Município.


O vice-presidente da Câmara de Santa Inês, Marcos Corrêa, reforçou a importância de fazer funcionar essa rede de proteção às mulheres nos municípios e aproveitou a oportunidade para solicitar o apoio dos deputados na agilidade do funcionamento do IML em Santa Inês, o qual servirá para os exames relacionados às agressões as mulheres.

Dando prosseguimento às falas, a comandante da Guarda Municipal de Santa Inês, Geanilde Trindade, destacou a presença das mulheres em cargos de destaque no Município de Santa Inês. Na sequencia, usaram da palavra o prefeito Felipe dos Pneus; a deputada Daniella Tema; a primeira-dama Paula Prata; o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto.

Encerrando as falas, foi a vez das titulares da Procuradoria Especial da Mulher na Câmara de Santa Inês, iniciando pela Vereadora Danira Rios (subprocuradora) e finalizando com o discurso da procuradora da Mulher na Câmara, Vereadora Eliane Lira.

Finalizando, foram convidados a abençoar o momento solene o pastor Marcos Aurélio e o padre João Luís.

“Como autora do Projeto e procuradora da Mulher digo que a Procuradoria Especial da Mulher será de suma importância para Santa Inês, onde a sociedade e principalmente as mulheres de nosso município só tem a ganhar com a implantação deste mecanismo de defesa dos direitos das mulheres”, ressaltou a Vereadora Eliane Lira.

“De grande importância a implantação da Procuradoria da Mulher nesta Casa Legislativa. As vereadoras da Casa estão de parabéns, assim como a comunidade de Santa Inês. A Câmara está de portas abertas para receber as mulheres e ouvir suas demandas”, ressaltou o Presidente da Câmara, Josino Catarino.

“Hoje nós estamos vivendo um momento ímpar para o Município de Santa Inês, pela instalação da Procuradoria da Mulher. De já deixo abertas as portas do nosso gabinete para que as mulheres venham no procurar e com certeza vamos atender em suas demandas”, disse a subprocuradora da Mulher, Vereadora Danira Rios.

A Procuradoria da Mulher foi implantada na Câmara de Santa Inês através de Projeto de Lei de autoria da Vereadora Eliane Lira, aprovado por unanimidade dos vereadores da Casa.



 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Clara – Assistente virtual da Equatorial Maranhão recebe atualização e está mais moderna e funcional

Capacitismo num hotel em Salvador-BA

Vale do Pindaré no 6° Congresso Nacional da UNEGRO