Feita doação de livros Práxis Inclusiva ao Polo UAB de Santa Inês


Aconteceu na manhã da última quinta-feira dia 23/07 a doação de livros com o tema Práxis Inclusiva: reflexões sobre a inclusão escolar à Biblioteca “Gonçalves Dias” do Polo UAB de Santa Inês. Participaram desse momento, a organizadora do livro: Eriveth Silva Teixeria; o Coordenador do Polo UAB de Santa Inês: João Batista Gonzaga Pereira; o ex Coordenador: professor David Morais e a equipe de trabalho do aludido Polo.
Vale dizer que foi um momento para celebrar a chegada dos primeiros livros Bem como, registrar que brevemente será lançado em vários espaços e locais tanto pela organizadora quanto pelos(as) diversos(as) autores(as). 
Uma síntese do livro Práxis Inclusiva pela organizadora Eriveth Teixeira: ”O livro Práxis Inclusiva: reflexões sobre a inclusão escolar, coleciona 16 obras com reflexões sobre a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, dentro e fora do contexto escolar.
Idealizar a organização desta coletânea foi um presente de Deus que foi abraçado por profissionais de educação que tiveram formação no curso de Pós-Graduação Lato Sensu, ofertado pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) – Campus Santa Inês, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Polo Santa Inês, responsáveis por ampliar a oferta de formação inicial e continuada por meio da modalidade a Distância.
Quando estive professora orientadora de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de estudantes da turma de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial/Educação Inclusiva (EEEI) da UEMA/UAB de Santa Inês, que tive a honra de conduzir as orientações com abordagens sobre a inclusão escolar, percebi a importância de compartilhar os conhecimentos que foram produzidos por esses estudantes durante o processo de ensino-aprendizagem no momento de orientação.
O produto final da orientação não poderia ficar engavetado, ou com utilidades somente para quem o fez, eu pensava em algo que pudesse ultrapassar às barreiras e de certa forma, contribuir com profissionais de diversas áreas e familiares de estudantes da EEEI. As produções tinham teor significativo para publicação, os quais poderiam ser utilizados como apoio aos docentes e aos demais interessados em compreender a dinâmica que poderia ser utilizada no contexto educacional e social, aprofundando a discursão em recursos e serviços de acessibilidade, capaz de eliminar as barreiras existentes e promover atividades de inclusão.
Assim, iniciamos a caminhada que também foi possível agregar estudantes de mestrado e pesquisadores de outras instituições. Em cada obra produzida pelas autoras e pelos autores os conteúdos são apresentados com embasamento teórico-prático que refletem a prática com personificações em abordagens adotadas por cada autora e autor de forma individual e colaborativa, nessa perspectiva, eu que já venho trabalhando com a formação continuada de professores, por compreender que o conhecimento, quanto mais adquirimos mais somos envolvidos na instigante necessidade de contínua aprendizagem para atualização constante e permanência no mercado de trabalho com oferta de produtos diferenciados.
Além da organização dessa livro também contribuo com a obra referente a prática docente e o atendimento educacional especializado aos estudantes com altas habilidades/superdotação, contextualizando com as produções do livro, legitimando as narrativas advindas da vivência, a área de pesquisa, os estudos as reflexões das autoras e autores, e as inquietações que conduziram ao estudo teórico-prático de levantamento bibliográfico, observações e pesquisas peculiares resultantes e relevantes para a compreensão de inclusão, acessibilidade nos espaços públicos e contexto escolar como a rotina diária em Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), no Atendimento Educacional Especializado (AEE), em sala de aula comum de ensino regular, dentre outros. 
Agradeço a cada autora e autor que se dispuseram a contribuir com essa coletânea e com o contexto sócio-histórico de educação antes excludente e hoje ao acesso de todos por meio de leis, decretos e resoluções da política de inclusão, assegurando a garantia do acesso e a permanecia de todas e todos no sistema educacional com viés que transitam todos os níveis, etapas e modalidades de ensino como garantia de uma educação de qualidade. 
Desejo a vocês, caros(as) leitores(as), que desfrutem cada obra deste livro e conheça por meio da percepção de cada autora e autor, a importância de trazer para a discussão temas com assuntos relevantes ao cenário atual da Educação Inclusiva e da prática docente que deseja planejar, organizar e cumprir suas incumbências estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), Lei de nº. 9.394 / 1996. Espero, ainda, que a leitura possa fomentar nos leitores a busca por conhecimentos que tornem suas práticas profissionais cada vez mais inclusiva e focada na peça central do processo de ensino-aprendizagem que é o estudante.
Deixo a ratificação do desejo de uma leitura atenta das obras e que elas possam somar de forma significativa, contribuindo para construção da leitura crítica de leitores ativos, aberto às mudanças e que lida com as diferenças práxis com ações inclusiva, educação de qualidade, gratuita e ao alcance de todos.
Gratidão àqueles que protagonizaram as obras partilhadas.

*Texto encaminhado pela equipe de divulgação do evento

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