SANTA INÊS - Inaugurada a Sala do Empreendedor


Espaço vai contribuir para o desenvolvimento dos pequenos negócios no município. O Sebrae é parceiro do município na ação.

Uma solenidade realizada na última quarta-feira (30), no auditório da Prefeitura Municipal de Santa Inês, marcou a inauguração da Sala do Empreendedor do município. O espaço destinado à orientação e formalização dos comerciantes de pequenos negócios, tem o objetivo de facilitar os processos de abertura, alteração e baixa das empresas, em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
A Sala que é de responsabilidade da Prefeitura Municipal, contará com três Agentes de Desenvolvimento Local (ADL), capacitados pelo Sebrae, que é parceiro do município.
Além do gerente regional do Sebrae em Santa Inês, Wamberg Amaral, estiverem presentes, a coordenadora estadual de Agronegócio e Desenvolvimento Territorial do Sebrae, Larissa Leite, a assessora especial da superintendência do Sebrae no Maranhão, Miosotis Lucio, que na ocasião representou o diretor superintendente do Sebrae no estado, João Martins. 
A Sala funcionará no terceiro andar do prédio da prefeitura, localizado na Avenida Luiz Muniz, nº1005, Centro, e também será mais um ponto de atendimento do Sebrae, que assiste ao município, através da Unidade Regional de Santa Inês.
Além de Santa Inês, outros sete municípios da área de abrangência da Regional, já dispõem da Sala. Governador Nunes Freire, Godofredo Viana, Carutapera, Viana, Arari, Santa Luzia e Vitória do Mearim.
A prefeita do município Vianey Bringel, que estava acompanhada de alguns secretários e vereadores, ressaltou a importância da Sala para o município. “Santa Inês precisa de mais pessoas empreendendo, o comércio é forte, a prestação de serviço é uma necessidade e nós estamos de braços abertos para fazer parcerias com instituições como o Sebrae, que podem contribuir para o crescimento do nosso município”, pontuou a gestora.
Para Fernando Antônio Vicente, secretário municipal de indústria, comércio e turismo, que esteve à frente da mobilização para a instalação do espaço, o novo canal de atendimento beneficiará os empreendedores de forma mais expressiva, além de gerar benefícios ao município, que ganha com o aumento de arrecadação tributária.
O gerente regional do Sebrae em Santa Inês Wamberg Amaral, destacou a importância econômica do município para a região e como a Sala do Empreendedor vai facilitar o trabalho do Sebrae junto aos comerciantes de pequenos negócios que terão um atendimento mais direcionado.
“Santa Inês tem mais de 1. 550 empreendedores formalizados, mas sabemos que muita gente ainda trabalha sem um registro e a Sala vai facilitar esse processo, identificar demandas e proporcionar capacitações, o que é outro ponto positivo para os empreendedores e consequentemente para todo o município”, afirmou Amaral.
Na ocasião, a assessora especial da superintendência do Sebrae no Maranhão, Miosotis Lucio, enfatizou que o estreitamento da parceria do Sebrae junto as prefeituras municipais, em prol do desenvolvimento de ações voltadas às políticas públicas, faz parte do direcionamento adotado pela diretoria executiva do Sebrae no Maranhão, que por meio do diretor superintendente, João Martins, tem feito as articulações institucionais necessárias para a implementação destas ações, a exemplo da implantação da Sala do Empreendedor.
“Acreditamos que a Sala do Empreendedor ajudará a ampliar os números de pequenos negócios em Santa Inês, pois o espaço estimula a formalização  e sabemos que as melhores condições de negociação, tanto nos bancos quanto junto aos fornecedores e clientes, são mais favoráveis para quem está legalizado. Nesse sentido, temos o compromisso de trabalhar em benefício dos pequenos negócios, com o objetivo de promover o seu desenvolvimento, competitividade e sustentabilidade, para isso, contamos com as parcerias público-privadas”, afirma Miosotis Lucio.
Na próxima segunda-feira, dia 04, será inaugurada a Sala do Empreendedor de Pindaré Mirim, que será a terceira Sala instalada na regional de Santa Inês em menos de 15 dias.
Sala do Empreendedor
Sala do Empreendedor é um espaço físico que tem como objetivo a desburocratização do atendimento ao empreendedor, assegurando a entrada única de dados, centralizando o atendimento com a intenção de estimular a formalização dos empreendedores e facilitar os processos de abertura, alteração e baixa das empresas, em conformidade com a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa.
O espaço é um dos indicadores da implementação da Lei Geral Municipal e de responsabilidade das prefeituras, que tem como grande parceiro, o Sebrae Maranhão, instituição que trabalha para melhorar a gestão dos pequenos negócios, tornando-os economicamente viáveis e sustentáveis, contribuindo para o desenvolvimento local.
A implantação da Sala do Empreendedor está prevista na Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e para o Sebrae, é um dos quatro requisitos comprobatórios da implementação da legislação, que objetiva criar um ambiente favorável ao desenvolvimento dos pequenos negócios nos municípios.
Como parceiro do município na implantação da Sala, o Sebrae é responsável pela capacitação dos Agentes de Desenvolvimento Locais (ADL’s) e realização de capacitações.

Por: Unidade de Marketing e Comunicação
Regional do SEBRAE em Santa Inês - Ma

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Capacitismo num hotel em Salvador-BA

Clara – Assistente virtual da Equatorial Maranhão recebe atualização e está mais moderna e funcional

Vale do Pindaré no 6° Congresso Nacional da UNEGRO